quarta-feira, 2 de março de 2011

A tecnologia na natação

Doping

O doping era algo comum de 2000 até 2007,onde o uso de hormonios e de creatina era algo comum entre os nadadores,e quem não usasse teria desvantagem em ralação aos outros.

"O doping sempre existiu e sempre teve esse movimento todo contra o doping, mas o doping sempre esteve um passo a frente, isto sempre vai acontecer, infelizmente. Primeiro vem o doping, depois o antidoping", disse Gustavo Borges.

Quando para as olimpiadas de Pequim se criou uma nova regra sobre isso,onde a COI iria jugar severamente os nadadores que se não passassem no esame feito seis meses antes dos jogos olimpicos.Jessica Hardy ,uma nadadora americana foi o primeiro caso a sofrer com essa lei e além disso uma das melhores nadadoras brasileiras,Rebeca Gusmão,praticamente perdeu a carreira depois que foi pega no exame antidoping,após ter injetado hormonio testosterona no corpo.

Fast Skin

No inicio da natação os maios Fast Skin pesavam por volta de cinco quilos, atrapalhando bastante os nadadores, quem começou a perceber e fabricar cada vez melhores maios, foi a Speedo, que na decada de 50 criou um maio de seda e colorido.

Porém eles achavam que quanto mais roupa melhor era, esse conceito foi encerrado na olimpiada de Barcelona em 1992 onde os nadadores estavam com apenas cungas com as cores de seu pais.No ano de 2000 antes da olimpiada é lançado o modelo "S 2000", que foi o primeiro maio produzido com micro-fibras, a suas principais novidades foram  de cobrir apenas a perna e de diminuir o atrito com a água.
Em 2004 surgio o Fast Skin um maio com grande tecnologio que exigiu apoi dos cientistas de londres,este maio tinha como objetivo ser mais rapido e melhor.

Os primeiros modelos de Fast Skin lançado, foi inspirado na forma de tubarão esse maio diminuia o atrito com a água, era bem leve, e ainda possui uns denticulos em forma de V para direcionar o fluxo da água sobre o corpo.Este maio era em três dimensões, após anos de uso dele, definiram que o maio tinha que ter um volume menor.

De tempo em tempo lançavam maios novos com cada vez mais tecnologia, fazendos os atletas baterem todos os recordes, sem muito esforços.No final de 2010 foi estabelecido pela Federaçao Internacional de Natação que esses maios ultra modernos não poderiam ser mais usados.
                                        
A piscina

Uma piscina, para ser olímpica, deve ter 50 metros de comprimento por 25 de largura. A temperatura da água é mantida entre 25 e 28 graus, com 8 raias de 2,5m (deve ter dois espaços de 2,5 metros de largura ao lado externo das raias 1 e 8 (ou seja, duas raias vazias). Essa divisão é feita para que as competições sejam feitas apenas nas raias de 2 a 7, que são as menos turbulentas. Desta forma as raias 4 e 5 são para os nadadores melhor classificados, uma vez que menos turbulentas, favorecem o título.
Os blocos de largada possuem piso antiderrapante e a profundidade da piscina é de 2 metros. A cronometragem é um dos itens onde aparece maior uso da tecnologia, pois facilita os nadadores a identificarem a sua posição e se queimaram ou não a largada. O volume de água da piscina é de 2.500.000 litros aproximadamente.
 

5 comentários:

  1. Oi, meninos!
    Está bem legal o blog de vcs. Bonito , interessante e com algumas explicações sobre a tecnologia. Gostei da ideia dos records na barra lateral. Assim quem gosta de natação vai sempre encontrar curiosidades aqui. Tão interessante que quero saber mais. Estou com algumas dúvidas. Por exemplo: Creatina é proibida para nadadores? Qual tipo de anabolizante a nadadora brasileira usou (marca)? Como é o exame antidoping? Como é o treinamento de uma nadador de alto nível? Como o maiô diminui o atrito com a água? Como funcionamos os Vs no maiô? O que é um maiô em 3 dimensões? Os outros não têm 3 dimensões?
    Obrigada. Bjs. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal.
    Aqui vão alguns grupos para vcs entrarem em contato. Vale ajudar, discordar, completar, perguntar , elogiar etc.

    1) portalnatacao. blogspot.com-
    2) natacaociencias.blogspot.com
    3) arquinatacao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. achei muito legal os temas escolidos, principalmente o dos maios... o blog esta muito bunito, adorei o design! Mas acho que faltou um pouco mais de informações sobre o Doping, na minha opinião o texto esta muito superficial, e se houver mais aprofundamento, tenho certeza que descobriram coisas bem intereçantes!

    parabens pelo pelo bom trabalho, kisses blog da Luli

    ResponderExcluir
  4. muito bom
    muito interessante a parte sobre o doping.
    entra ai teconologiadosurfe.blogspot.com
    Brenno E Rafael Yoon

    ResponderExcluir
  5. gostei muito por ter escolhido temas muito interessantes.Mas ficou uma duvida como e cronometrado o tempo ? Quem dispara o cronometro para contar o tempo ?
    Ass:eric e joao p

    ResponderExcluir